Informação Útil

Alojamento

Todas as universidades públicas portuguesas, que funcionam em regime presencial, têm residências que garantem aos estudantes alojamento a preços mais acessíveis. Se procuras esta solução, deves entrar em contacto com a universidade em que estás interessado para saber como te candidatares.

Caso não consigas um lugar numa residência da universidade, podes procurar um quarto ou apartamento, que poderás partilhar com os teus colegas da universidade. A maioria dos estudantes universitários portugueses está nessa situação.

Bolsas de Estudo

Algumas universidades oferecem bolsas de estudo ou reduções do valor da anuidade. As bolsas de estudo ou as reduções dependem do mérito do estudante ou da sua nacionalidade (por exemplo, algumas universidades cobram menos aos estudantes dos países da CPLP).

Cuidados de Saúde

Portugal tem um dos melhores sistemas de saúde públicos do mundo, que garantem o acesso à saúde a todos os cidadãos, independentemente das suas condições financeiras. A rede de cuidados de saúde é alargada e inclui os hospitais, os centros de saúde, as unidades de saúde familiar, entre outros.

Os cidadãos dos estados-membros da UE, os da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suiça têm as mesmas condições que os cidadãos portugueses.

Custo de Vida

Dentro da Europa, Portugal é uma das opções mais acessíveis para viver e estudar. Principalmente em comparação com os outros países da Europa Ocidental, em Portugal poderás viver a um custo mais baixo, o que te permitirá fazer e comprar mais coisas.

No site da Numbeo, poderás comparar o custo de vida de Portugal com outros países, comparar os preços entre cidades portuguesas e consultar os preços dos produtos que mais precisas.

Segurança

Quando estás a pensar num país para viver ou estudar, uma das tuas maiores preocupações deve ser a segurança – a tua família vai ficar agradecida.

Segundo o Global Peace Index 2020 Portugal é o 3.º país mais seguro do mundo. Isso significa que poderás viver uma experiência tranquila, andar pelas ruas e te divertires em segurança.

 

Vistos

Tratar da autorização de residência em Portugal é um passo muito importante e a que deve dar muita atenção. O teu primeiro passo deve ser localizar e contactar a embaixada ou consulado de Portugal mais próximo e pedir informações sobre o tipo de visto e os documentos que precisas de entregar.

Podes consultar o Portal das Comunidades Portuguesas para ter algumas informações adicionais e o mapa interativo para localizar a embaixada ou consulado mais próximo.